Cooperlimpa realiza Planejamento Estratégico Participativo
Para solucionar os problemas que prejudicam a Cooperlimpa e melhorar as condições de trabalho e de vida dos catadores de materiais recicláveis foi realizado este planejamento que contou com a participação dos cooperados e cooperadas da Cooperativa.

Esta é uma atividade que integra o Programa “Dê a mão para o futuro: reciclagem, trabalho e renda”, desenvolvido por meio de parceria entre a Abihpec e a Coopcent ABC, nos sete grupos que compõem esta cooperativa de segundo grau, como parte do programa de logística reversa de embalagens, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A capacitação e a assistência técnica deste programa é realizada pela Associação Regional de Catadores de Materiais Recicláveis do Oeste Paulista – ARCOP.

Entre os principais problemas levantados estão a falta de EPIs e uniformes, infraestrutura danificada como telhas quebradas que tem dificultado estocagem dos materiais, portas, grades e janelas deterioradas, que tem facilitado furtos no interior da cooperativa, e a qualidade do material coletado, que necessita melhorar, pois ainda vem muito resíduo orgânico, materiais hospitalares, e outros não recicláveis.

Patrícia, presidente da Cooperlimpa, comentou que “foram levantadas muitas metas específicas para solucionar vários problemas, e um conjunto de ações para atingir as respectivas metas, que deverão ser executadas pelos próprios catadores e catadoras em parceria com o pessoal da Arcop.”

Para o representante da ARCOP, Adolfo Homma, “este planejamento é uma atividade que visa nortear as ações dos grupos, de forma organizada e estruturada, que tem por finalidade promover aumento da quantidade de materiais destinados à reciclagem e consequente aumento da renda dos catadores”. A meta principal da Cooperlimpa é aumentar a destinação de materiais para a reciclagem em 15% a cada 3 meses, até atingir 180 toneladas, que é a capacidade do galpão. “Atualmente, essa produção é de cerca de 70 toneladas mensais”, conclui Homma.

A presidente da Cooperlimpa, Patrícia, comenta que “para o sucesso desse planejamento estratégico é de fundamental importância a participação responsável dos gestores públicos seguindo as determinações legais da Política Nacional de Resíduos Sólido e da população de Diadema, que vem demonstrando um grau de consciência cada vez maior em relação à defesa do meio ambiente e da sustentabilidade do planeta.”



Clique aqui para ver o planejamento estratégico participativo versão preeliminar.

TV COOPERLIMPA

Empresas Amigas do Meio Ambiente e dos Catadores
Cooperlimpa © | Todos os direitos reservados | TEL: (11) 4049-5330