O município de Diadema conta atualmente com três cooperativas de catadores e catadoras, Cooperlimpa, Nova Pop e Cooperfenix, que juntas possuem uma capacidade instalada de aproximadamente 300 toneladas por mês.
A Cooperlimpa, possui uma capacidade instalada para triar e destinar à reciclagem cerca de 180 toneladas por mês, enquanto a Nova Pop de 60 toneladas e a Cooperfenix de 40 toneladas, nas condições atuais.

Apesar desse potencial, as três cooperativas produzem pouco mais de 120 toneladas atualmente, pelo fato da poder público local ainda não estar disponibilizando esse serviços de coleta seletiva porta a porta na cidade de Diadema, entre outras questões.

A Cooperlimpa, Nova Pop e Cooperfenix estará propondo à Prefeitura de Diadema que ao invés de utilizar os recursos do PAC Saneamento, assinado em 2006, pelo Prefeito da época junto à Caixa Econômica Federal e Ministério das Cidades, que está sendo liberado agora, para construir um outro galpão para a Cooperlimpa, no local do atual, fizesse a construção de uma outra unidade próxima ao galpão atual.
Dessa forma, poderia ser aumentada a atual capacidade instalada de 300 toneladas mensal na cidade de Diadema para 600 toneladas, com a construção deste novo galpão.

Assim, o recurso público estaria sendo melhor utilizado, visto que apesar de antigo, o atual galpão pode ser reformado e utilizado ainda por muitos anos, atendendo ao município. Atualmente, Diadema destina à reciclagem apenas 3,48% do total de resíduos passível de ser reciclado. Se construir um novo galpão em local disponível ao lado do atual galpão, o município teria potencial instalado para destinar à reciclagem cerca de 16% do total passível de ser reciclável, ainda muito aquém dos 30% previsto pelo Plano Regional do Grande ABCDMRR.