O município de Diadema conta atualmente com cerca de 415.180 habitantes, segundo estimativa do Censo para 2016, gerando em média 415 toneladas por dia de resíduos sólidos.
Do total de resíduos sólidos do município aproximadamente 30% são passíveis de serem recicláveis, o que significa dizer que 124,5 toneladas diárias podem ser destinadas à reciclagem, ou 3.735 toneladas por mês.
Somando as três cooperativas atuantes em Diadema, Cooperlimpa, Nova Pop e Cooperfenix, todas integrantes da Coopcent ABC, o total destinado à reciclagem atinge cerca de 130 toneladas por mês. O que significa dizer que Diadema destina à reciclagem apenas 3,48% do total passível de ser reciclável. A meta prevista pelo Plano Regional de Resíduos Sólidos para as sete cidades do Grande ABC é de 30%, no mínimo, em cada um dos municípios.
O Plano Plurianual Participativo da Região do Grande ABC previu que até final de 2017, a coleta seletiva porta a porta deverá ser realizada em todas as residências dos sete municípios. A população de Diadema em parceria com a Prefeitura, catadores e outros setores da sociedade, necessitam somar esforços para atender a esta meta.